Perú - 23/04/2022

Carr Desaguadero Moquegua, Peru, num trevo com a Ruta 3S

23/04/2022 – sábado

Hoje saímos de Oruro e fomos cruzar a fronteira Bolívia com Perú.

Fizemos um roteiro de baixa altitude, mas tivemos que passar em El Alto, que é bastante alto, com 4.150 m. A cidade uma desordem só, que não sabíamos o que fazer e só queríamos ir embora daquela cidade e cruzarmos a fronteira com o Perú, o mais rápido possível.

Ainda em El Alto, fomos parados por um agente da Migração da Bolívia, que depois de olhar os passaportes, disse que estava sem o carimbo da entrada na Bolívia. Aliás, nunca conferimos os carimbos em nenhum lugar, nem quando saímos, nem quando entramos nos países. De fato, não tínhamos o carimbo de entrada, mas vários outros documentos que poderiam comprovar que entramos legalmente no país, seria uma questão de aplicar a regrinha básica do bom senso. Depois de muita, mas muita discussão, resolveram nos liberar e fomos na direção da fronteira.

Documentação para sair da Bolívia, nada que não se tivesse feito quando da entrada.

Documentação para entrada no Perú, somente os documentos pessoais, do MotorHome e um documento chamado “Tamizaje y Evaluation de Salud”, que se consegue na própria fronteira, mas em outro local que o agente da fronteira nos indicou. Único documento exigido para entrar no Perú.

Assim, cruzamos a fronteira e estamos no Perú, numa cidade chamada Desaguadero e amanhã deveremos comprar um chip da Claro e seguirmos viagem para outra cidade chamada, Puno, e lá faremos um passeio pelo lago Titicaca, conhecendo as ilhas flutuantes.

Hoje ainda estamos com o chip da Entel Bolívia, que nos atende razoavelmente bem, pois estamos no limite da fronteira.

Dormimos na Carr Desaguadero Moquegua, Peru, num trevo com a Ruta 3S e onde estavam muitos caminhoneiros estacionados, o que nos deu sinal de lugar seguro.