Nicarágua - 01/07/2022

Centro Histórico de Manágua - UNO San Benito, C4CH+4M7, 12, León Nicarágua

01/07/2022 – sexta-feira

Hoje foi um dia especial para o vovô Julio, pois foi o aniversário do Pedrinho, meu neto querido, que fez 3 aninhos de pura alegria.

Saímos de Diriomo Nicarágua e fomos a Manágua e estacionamos temporariamente, a Zimiguilí, no Parque Luis Alfonso Velásquez Flores Park, 5P2H+PHM, em Managua e depois fomos ao Centro Histórico de Manágua ou Manágua Velha que é um bairro histórico da cidade de Manágua localizado ao norte da Laguna de Tiscapa e às margens do Lago Xolotlán.

É um dos lugares mais conhecidos da cidade, por ser a sede da maioria dos prédios governamentais do Governo da Nicarágua.

Foi chamado de "os escombros", mas esse nome foi aplicado ao entorno das áreas onde havia edifícios antigos que foram destruídos durante o terremoto de 1972.

Desde 2010, todos eles foram demolidos para dar lugar a novos edifícios e espaços públicos em Manágua.

Estivemos em algumas construções, que “sobreviveram” ao terremoto de 1972, tal como a antiga Catedral de Manágua. Toda a cidade foi completamente reconstruída, para dar lugar a uma nova Manágua, que aliás ficou muito linda. Avenidas largas e bem estruturadas e edifícios e como nos foi falado, com estruturas a “prova de terremoto”, pois a cidade está localizada em uma falha geológica importante e a qualquer momento, tudo pode se repetir.

Estava me esquecendo de falar sobre as estradas que passamos, muito boas no geral, às vezes com pista dupla, às vezes em concreto, e sem pedágios até agora.

O que nos haviam dito que era um país muito perigoso, o que foi totalmente desmitificado, com um povo amável e solicito e extremamente prestativo, e que claro, gostamos muito.

Saímos de Manágua e nos dirigimos à Leon, mas paramos em uma Gasolinera chamada UNO San Benito, C4CH+4M7, 12, muito próxima da cidade de Leon, onde pretendemos ir amanhã pela manhã e depois seguirmos para a fronteira com Honduras.

Dormimos na estación de servicios UNO San Benito, C4CH+4M7, 12, León Nicarágua, ao custo de C$ 50,00 (50,00/6,8232 = R$ 7,33), cobrado pelo vigia e que segundo o gerente, não era preciso pagar, pois era “parqueo” sem custo algum.