Argentina - 22/01/2022

Cruzando a fronteira AR-CH e depois CH-AR - Rio Grande Tierra del Fuego a Rio Gallegos Santa Cruz Argentina

22/01/2022 – sábado

Ao acordar em Rio Grande, eu dei de cara com uma barraca armada num cantinho do YPF que ficamos e foi quando então conhecemos um andarilho com o Instagram “pura_vida_is_me”, com fotos espetaculares e que valem a pena serem vistas e curtidas e foi presenteado com uma camiseta do nosso projeto Vivendo 5 Continentes e claro com agrados para um bom café da manhã. Depois de Rio Grande Tierra del Fuego, fomos para Rio Gallegos Santa Cruz e foi o dia de cruzamento de fronteiras. Isso mesmo, cruzamos a fronteira da Argentina para o Chile e do Chile para a Argentina. Para isso fizemos a migração e depois a aduana, para sairmos da Argentina. Documentação normal e sem muitos pedidos, ou seja: documentos pessoais dos viajantes e do motorhome. Atenção: nada de exames de PCR para o COVID-19 e vacinas contra o COVID-19. E tudo muito rápido, cerca de 30 minutos.

Depois fizemos a mesma coisa para entrar no Chile, mas com uma fila muito grande e assim demoramos 5 horas para sair de um país e entrar no outro. A documentação para entrar no Chile, também normal e tranquila, documentos pessoais, do motorhome e mais uma declaração (que se adquire na própria fronteira) que não se porta nenhuma fruta, verdura ou raiz. Bem tranquilo. E passamos nas duas sem problemas, claro fora o tempo de espera que tivemos para entrar no Chile.

Ainda no Chile atravessamos o Estreito de Magalhães de balsa que custou na ida ARS 6.300 pesos argentinos no dia 13/01/2022 e neste dia da volta (22/01/2022) aumentou para ARS 6.650 pesos argentinos. Atenção: Trocamos reais a 38,5 e depois a 40,1 no mesmo intervalo de tempo, ou seja, o dinheiro argentino vem se desvalorizando dia a dia.

Depois e finalmente, entramos novamente na Argentina, documentação normal, documentos pessoais, do motorhome e mais nada.

Chegamos em Rio Gallegos, tarde da noite, pois as fronteiras consumiram bastante tempo e saímos tarde, pois estávamos aguardando parceiros da Western Union começarem a trabalhar, assim as 09:00 em ponto fomos ao 1º e depois ao 2º e ao 3º até que depois de 2 horas conseguimos um parceiro que pudesse fazer o pagamento do valor que enviamos do Brasil, e que foi de R$ 1.000,00 mas que os primeiros que fomos não tinham este recurso disponível e assim tivemos que iniciar a rodada a procura de dinheiro. Mas deu tudo certo e as 11:30 saímos de Rio Grande.

Ia me esquecendo de comentar, que a estrada chilena que liga as fronteiras da Argentina-Chile e Chile-Argentina é espetacular e sem retoques, com excelente pavimento e sinalizações horizontais e verticais por todo o trecho e com muito guanacos para apreciarmos, mas atenção, tomem muito cuidado, pois atravessam a estrada a qualquer momento e sem aviso prévio, talvez e por isso que vimos muitos deles mortos pela estrada toda.

Dormimos na Estacion de Servicios "YPF", A J Barck Y Ruta Nacional 3, Z9400 Río Gallegos, Santa Cruz.