Argentina - 19/01/2022

Lapataia e cidade de Ushuaia, Terra do Fogo, Argentina

19/01/2022 – quarta-feira

Hoje para mim é um dia muito especial, pois o papai estaria fazendo 97 anos, mas Deus o quis antes, aos 90 anos, então: que assim seja!

Nosso dia começou numa padaria especial, onde tomamos café da manhã e aqui perto do lugar onde estamos dormindo com a Zimiguilí, na Plaza Gral. Manuel Belgrano 287, V9410 CVE, Tierra del Fuego. A padaria era também um museu com o nome de Ushuaia Ramos Generales El Almacen.

Para irmos até o final da Ruta 3, que estava uma poeira só, fomos de “Transporte Regular Punto a Punto”, que tomamos aqui perto de onde dormimos e assim poupamos nossa Casa Rodante a Zimiguilí.

Lapataia, era nosso destino deste dia e fomos até lá pela Ruta 3.

Outro ponto panorâmico é a Baía de Lapataia, onde está localizada a placa que sinaliza o fim da Ruta nº 3.

A Baía de Lapataia é um fiorde na margem norte do Canal de Beagle, no extremo sudoeste do setor argentino da Ilha Grande da Terra do Fogo, pertencente ao Departamento de Ushuaia da Província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul. Está cercado por florestas de Magalhães pertencentes ao Parque Nacional da Terra do Fogo, embora tecnicamente esteja fora dele.

Foi confirmado como parte soberana da República Argentina após uma longa disputa fronteiriça com a República do Chile sobre o traçado do Canal de Beagle, afetando a soberania das águas e ilhas de seu interior e dos espaços marítimos adjacentes.

Um fiorde é uma estreita entrada costeira do mar formada pela inundação de um vale escavado ou parcialmente esculpido pela ação das geleiras. A água ao congelar cria fraturas, formando um vale submerso em forma de U, embora a parte inferior não seja visível, uma vez que está abaixo do nível do mar.

Chegando lá e depois das tradicionais fotos na placa de Lapataia, fomos direto procurar a garrafa de Jack Daniels, enterrada há 5 anos atrás, quando vim ao Ushuaia de Motocicleta. Mas, como disse a Silvia: alguém chegou antes e levou a nossa garrafa e ficamos na saudade. Fomos sem a pá que comprei especialmente para esta ocasião, mas a esqueci na Zimiguilí. Depois de cavarmos e sem sucesso com um pedaço de pau que havia por perto, resolvemos pedir uma pá emprestada a um “amigo de estrada” e que estava de motorhome, mas não tivemos êxito, então e o que não faz muito parte do meu estilo, desisti de procurar e viemos para casa no “Transporte Regular Punto a Punto”.

Dormimos na Plaza Gral. Manuel Belgrano Ushuaia Tierra del Fuego Argentina.