Argentina - 14/03/2022

Documentação para entrar no Chile e sair da Argentina em YPF RUMAOS 1, RN40 km 23.100, Luján de Cuyo, Mendoza, onde dormimos

14/03/2022 - segunda-feira

Acordamos e hoje era dia de fazermos nosso PCR-COVID-19, na própria estação de serviços YPF RUMAOS 1, RN40 km 23.100, Luján de Cuyo, Mendoza, que como já escrevi ontem, esta estação de serviços é espetacular, tínhamos água, eletricidade, lugar para descarregar e limpar o cassete e de sobra, tinha um lavador de caminhões e claro que a Zimiguilí tomou um banho de gente grande. O exame PCR era o único “documento” que não dependia de nós, a Silvia e eu. Agora e depois do resultado, voltamos ao site do governo chileno, para terminarmos todo o procedimento que transcrevo a seguir.

Um YPF “All in one” ou “All Included”, e mais, nos tratam muitíssimo bem.

Hoje e como havia dito ontem, farei uma lista de documentos e providências necessárias para que “turistas” entram de Casa Rodante no Chile e deixem regularmente a Argentina.

Documentação de turistas, para entrar no Chile:

Documentos pessoais – passaporte.

Documentos da Casa Rodante em nome do condutor, ou autorização para conduzir a Casa Rodante que está em nome de outra pessoa.

SOAPEX – tipo seguro contra terceiros, que se faz pela internet acessando o site:

https://www.hdi.cl/hdi-seguros-home/seguros/seguros-de-auto/soapex/

e depois é só seguir em frente, e o site é bastante intuitivo e fácil. No nosso caso, custou US$ 12,38 (R$ 65,86), para 30 dias de cobertura.

Declaración Jurada do Servicio Nacional de Aduanas e do Servicio Agrícola y Granadero (SAG), no link: http://www.pasosfronterizos.gov.cl/descarga-formulario/

Validação de seu perfil, validação de suas vacinas de outro país, no nosso caso, vacinas recebidas no Brasil e o formulário C-19, tudo isso no site do governo chileno e de fácil compreensão: https://mevacuno.gob.cl/ (cadastre-se no site e entre e cumpra as exigências.

Atenção: a validação das vacinas recebidas, no nosso caso, no Brasil, demorou 2 dias para a Silvia, minha mulher e 13 dias para mim, por isso façam tão logo decidam cruzar a fronteira com o Chile, pois do contrário, ficarão como nós ficamos esperando e esperando 13 dias. Chegando, faça download do arquivo.

Após as validações acima, acessar, ainda no site https://mevacuno.gob.cl/ a C-19 e seguir de forma intuitiva, as solicitações até receber no seu e-mail um link e ainda seguir até a finalização e quando se faz o download do arquivo que se apresentará na fronteira.

No C-19, fazer upload do seguro saúde e do resultado do PCR-COVID-19, para depois então fazer a finalização e download do arquivo.

Na teoria não há necessidade de se imprimir toda a documentação, mas levaremos a mesmo toda impressa.

Documentação de turistas, para sair da Argentina:

Declaración Jurada, que se consegue fazer no site: https://ddjj.migraciones.gob.ar/app/home.php cujo preenchimento é bastante fácil e intuitivo.

Ainda há que se fazer e na aduana da Argentina um documento que lhe permite sair do país com a sua Casa Rodante e cujo formulário se adquire na própria aduana da Argentina e se chama “TITULO DE IMPORTACIÓN TEMPORAL DE VEHÍCULOS.

Depois de tudo isso feito e quando se está na fronteira Argentina-Chile e já na área do Chile, tem que se fazer um novo PCR e gratuito, cujo resultado se recebe via e-mail.

Iremos cruzar a fronteira com o Chile, amanhã, terça-feira, dia 15/03/2022.

Dormimos na Estación de Servicios - YPF RUMAOS 1, RN40 km 23.100, Luján de Cuyo, Mendoza