Argentina - 14/02/1952

Santa Isabel La Pampa Argentina

14/02/2022 – segunda-feira

Saímos de Picún Leufú, Neuquén, com direção a cidade de Mendoza e paramos mais ou menos no meio do caminho, na cidade de Santa Isabel, La Pampa, em uma praça quase em frente a prefeitura. Durante a viagem, nos acompanhou a minha dor na coluna, que acredito esteja melhorando pela quantidade de medicamentos que estou tomando.

Depois da cidade de Neuquén, a estrada ficou muito ruim com um asfalto recheado de buracos e pequenos trechos de rípio, mas muito pouco mesmo.

Como já registrei a lenda de Gauchito Gil, também vou deixar registrado a lenda da Defunta Correa, que encontramos e por várias vezes na estrada que percorremos.

A lenda diz o seguinte:

Maria Antonia Deolinda Correa, mais conhecida como Defunta Correa

Segundo conta a história, na década de 1840, a Argentina estava em uma terrível guerra civil. Os brancos descendentes de espanhóis estavam lutando contra os povos indígenas que ainda restavam no país. A jovem Deolinda Correa era casada com Baudilio Bustos, que foi recrutado para lutar na guerra. Como não queria ficar longe de seu marido, ela decidiu segui-lo. Deolinda Correa seguiu então o exército argentino durante algum tempo, levando seu bebê recém-nascido nos braços. Quando atravessava uma região de deserto próxima à província de San Juan, seus mantimentos e a água que levava acabaram. Ela então acabou morrendo de sede e exaustão. Algum tempo depois o seu corpo foi encontrado e, para espanto dos viajantes que o encontraram, o bebê ainda estava vivo, supostamente graças ao leite que o corpo da sua mãe continuou a produzir, mesmo depois da morte. Esse foi considerado o primeiro milagre da Defunta Correa e o local onde seu corpo foi encontrado recebeu um pequeno altar.

Durante as décadas seguintes, esse lugar transformou-se num centro de peregrinação para devotos e acabou se tornando um grande santuário: o santuário de Vallecito. Os peregrinos e devotos lotam o santuário de Vallecito para pedir graças ou pagar promessas. No resto do país, a devoção à defunta Correa está muito presente ao longo das estradas, onde podemos encontrar pequenos santuários rodeados de oferendas, especialmente garrafas cheias de água.

A Defunta Correa é uma figura religiosa da Argentina que possui centenas de milhares de devotos, pela sua história trágica e por seus milagres. O seu culto não é aceito pela Igreja Católica, que classifica a devoção do povo como superstição. Mas isso não impediu a propagação do culto em todo o país. Durante os fins de semana e especialmente na época da semana santa, Vallecito é visitado por muitos peregrinos que buscam favores da Defunta Correa ou procuram pagar promessas.

Dormimos na praça em frente a prefeitura da cidade de Santa Isabel La Pampa.