Argentina - 13/01/2022

Documentação necessária para cruzar a fronteira da Argentina com o Chile e do Chile com a Argentina - Rio Grande, Terra do Fogo, Argentina

 

13/01/2022 – quinta-feira

Dormimos em Rio Gallegos, e testamos a nossa calefação pela primeira vez e as 3:30 da madrugada, pois o frio chegou e chegou para valer.

Nosso primeiro dia de chuva na estrada e hoje o dia foi o dia de cruzamento de fronteiras. Isso mesmo, cruzamos a fronteira da Argentina para o Chile e do Chile para a Argentina. Para isso fizemos a migração e depois a aduana, para sairmos da Argentina. Documentação normal e sem muitos pedidos, ou seja: documentos pessoais dos viajantes e do motorhome. Atenção: nada de exames de PCR para o COVID-19 e vacinas contra o COVID-19.

Depois fizemos a mesma coisa para entrar no Chile, mas com uma fila muito grande e demoramos no total, 4 horas para sair de um país e entrar no outro. A documentação para entrar no Chile, também normal e tranquila, documentos pessoais, do motorhome e mais uma declaração (que se adquire na própria fronteira) que não se porta nenhuma fruta, verdura ou raiz. Bem tranquilo. E passamos nas duas sem problemas.

Depois e finalmente, entramos novamente na Argentina, documentação normal, documentos pessoais, do motorhome e mais nada.

E, o jogo segue e a vida também e assim seguimos com o nosso projeto de volta ao mundo em 5 anos e passando por 5 continentes.

Para chegarmos em Rio Grande Terra do Fogo, cruzamos o estreito que vai de Punta Delgada a Baia Azul, numa balsa especial que nos custou 6.300 pesos argentinos, apesar de estarmos no Chile.

Daí chegamos em Rio Grande, Terra do Fogo, Argentina e dormimos no YPF Autosur Elcano, J S, Sebastián Elcano 850, V9420 Río Grande, Tierra del Fuego.